segunda-feira, 25 de outubro de 2010

VALORAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS E IMPASSE SÓCIO-AMBIENTAL NA AGRICULTURA PAULISTA: alguns desafios para a gestão de políticas públicas

Boa noite caros leitores,

Na busca por artigos que enriquecessem nosso blog e aprendizado pessoal, nos deparamos com esse artigo de Martins e Valencio (2003) que aborda alguns aspectos legais de manejo da água, que neste trabalho dirigisse para a temática agrícola no estado de São Paulo. Para fundamentar essa discussão, os autores abarcam os temas como políticas de valoração da água no estado de SP, o debate legislativo sobre a cobrança pelo uso da água e os impactos sobre a agricultura paulista, além de trazer a discussão de alguns impactos, no Estado, sobre essa política de valoração.
O intuito de postar este artigo, além de sua gama de informações, é que ele vai ao encontro, apesar de englobarem temáticas diferentes, das idéias expostas no capítulo 'Gestão das Águas no Brasil: aspectos institucionais', de Souza Jr. (2004), trabalhado essa semana na disciplina Gestão de Recursos Hídricos e que traça um panorama, como o próprio nome já diz, de diversos aspectos institucionais que ocorreram e ocorrem, configurando o sistema legislativo para gestão de recurcos hídricos no estado de São Paulo!

Boa leitura a todos e até breve :)


RESUMO: Este artigo tem como objetivo realizar uma análise sociológica da política de valoração dos recursos hídricos no Estado de São Paulo. A análise focará, primeiramente, a resistência dos agricultores a tal política, centrando-se principalmente na atuação deste segmento usuário sobre o legislativo estadual. Posteriormente, serão apresentados alguns dos impasses institucionais que deverão ser enfrentados no Estado para fins de estabelecimento de um padrão sustentável de atividade agrícola.
Palavras-chave: sociologia da agricultura, agricultura e recursos hídricos, valoração da água.


REFERÊNCIAS

MARTINS, R. C.; VALENCIO, N. F. L. da S. VALORAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS E IMPASSE SÓCIO-AMBIENTAL NA AGRICULTURA PAULISTA: alguns desafios para a gestão de políticas públicas. Informações Econômicas, SP, v.33, n.10, out. 2003. Disponível em: http://www.iea.sp.gov.br/OUT/publicacoes/pdf/tec3-1003.pdf. Acesso em 23/10/2010.

SOUSA Jr., W. C. de S. Gestão das Águas no Brasil: aspectos institucionais. In: Gestão das Águas no Brasil: reflexões, diagnósticos e desafios. São Paulo: IEP/ Peirópolis, 2004, p. 47 - 73.

Nenhum comentário:

Postar um comentário