domingo, 14 de novembro de 2010

Água

O Brasil já é um país privilegiado em matéria de recursos hídricos - tem quase 13 por cento de toda a água que corre pela superfície da Terra. E ainda se anuncia que duas universidades federais confirmam agora a existência de mais um aqüífero subterrâneo, maior que o Aqüífero Guarani - é o Aqüífero de Alter do Chão, que se estende pelo subsolo do Pará, Amazonas e Amapá.
No Aqüífero Guarani, que tem cerca de um milhão e duzentos mil quilômetros quadrados compartilhados com a Argentina, Uruguai e Paraguai, cabem ao Brasil oitocentos e quarenta e oito mil quilômetros quadrados, do Mato Grosso ao Rio Grande do Sul. Mas já há muitas preocupações com o nível de contaminação dessas águas subterrâneas, seja pelo uso descontrolado em centenas de cidades, seja pela infiltração de agrotóxicos.
É importante, por isso, a recente assinatura, entre os países que compartilham essas águas, de um acordo que favoreça o uso sustentável do recurso. Cada país será soberano em seu território. Mas será responsabilizado pela poluição, onde houver.
E a Agência Nacional de Águas, com base em um novo relatório sobre a situação de 100 rios brasileiros, pretende também implantar um sistema padronizado de avaliação e monitoramento de nossas águas superficiais. Um levantamento anterior mostrou que todas as nossas bacias hidrográficas, da Bahia ao Sul do país, estão em situação crítica - por poluição, assoreamento e conflitos pelo uso.
Temos que nos cuidar. O rio São Francisco já perdeu um terço de sua vazão em meio século. A região amazônica, mais de 3 por cento de suas águas. E as mudanças climáticas podem acentuar essas perdas.
Washington Novaes, jornalista, é supervisor geral do Repórter Eco.

Dísponivel:http://www2.tvcultura.com.br/reportereco/artigo.asp?artigoid=223 Acesso em:14/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário