Olá pessoal,
achamos interessante esse artigo que aborda a importância dos recursos hídricos, especificamente o caso do rio Solimões (AM). Segue abaixo o resumo e o link para acesso ao trabalho completo! Boa leitura!
A variação periódica do nível das águas é o principal fator que determina a comunidade de organismos aquáticos presente em rios complanícies alagadas. Muitos estudos na Amazônia são desenvolvidos nas várzeas próximas à cidade de Manaus, mas, comparações entre essas informações são dificultadas pela ausência de padronização na denominação das diferentes etapas do ciclo de cheia-seca. Este trabalho teve como objetivo a identificação e a padronização da nomenclatura das diferentes fases do ciclo hidrológico para possibilitar análises que envolvam resultados de mais de um ano e de mais de um local. Os dados do nível da água do rio Negro, coletados no porto de Manaus foram utilizados para o desenvolvimento da metodologia. São propostos valores da cota do rio Negro para limitar os quatro períodos hidrológicos (enchente, cheia, vazante e seca) e definir a intensidade da cheia e da seca. O número de dias de cada um dos períodos hidrológicos foi obtido e foi estimada a duração para períodos considerados típicos, longos e curtos. Considerando que modificações abióticas e bióticas do meio estão relacionadas com as mudanças no nível da água, a identificação e a padronização da nomenclatura dos períodos hidrológicos mostraram-se extremamente úteis para uma primeira análise de informações biológicas dos organismos da várzea.
BITTENCOURT, M. M.; AMADIO, S. A. Proposta para identificação rápida dos períodos hidrológicos em áreas de várzea do rio Solimões-Amazonas nas proximidades de Manaus. ACTA AMAZONICA, VOL. 37(2), 2007, p. 303 - 308. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aa/v37n2/v37n2a19.pdf. Acesso em 14 de setembro de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário