Os rios são sistemas lineares que servem para escoar as águas que caem sobre a superfície da terra. Entretanto não são isolados. Há interações com todos os processos ecológicos que ocorrem nas bacias hidrográficas.
A dinâmica destes processos ocorre ao longo de quatro dimensões: Longitudinal (cabeceira-foz), Lateral (calha do rio-margem e toda planície atingida), Vertical (superfície-fundo) e Temporal. Além disto, os eventos naturais ou não modificam as condições dos ambientes aquáticos, ou seja os seres vivos que os habitam estão sujeitos as modificações ambientais.
De acordo com o tipo de mudança, intensidade e variações ocorridas, poderá favorecer ou prejudicar determinadas espécies.
A ação do homem tem provocado uma série de perturbações no funcionamento destes ecossistemas. Atualmente pode-se notar uma gradativa perda da qualidade ambiental das bacias hidrográficas do planeta com o adensamento populacional em suas áreas.
Finalmente, são muitas as relações existentes entre os sistemas terrestres e aquáticos. Do ponto de vista da biologia dos peixes, a mata ciliar possui as seguintes funções ecológicas: 1- proteção estrutural dos habitats; 2- regulagem do fluxo e vazão de água; 3- abrigo e sombra; 4- manutenção da qualidade da água; 5- filtragem de substâncias que chegam aos rios; 6- fornecimento de matéria orgânica e substrato de fixação de algas.
Essas funções terão maior ou menor influência na dinâmica do sistema, devido aos locais, tipos e tamanhos dos habitats analisados. Assim a influência da vegetação é maior onde o contato com os sistemas aquáticos é maior ou seja, nos rios onde o volume d'água é relativamente pequeno tais como os trechos superiores onde predominam as nascentes, e seus riachos. Isto não significa que nos ambientes de grandes alagados tenha menos importância.
A Bacia Hidrográfica do Alto Rio Preto se enquadra, devido seu tamanho, em localidade com grande influência das matas ciliares, isto porque toda bacia é formada principalmente por pequenos rios, nascentes e riachos. A preservação destas matas trará a certeza de um futuro equilibrado, onde ainda haverá água potável, rios, e peixes para as próximas gerações.
FONTE: R.R.Ricardo. e F.L.F.Hermógenes. MATAS CILIARES conservação e recuperação. Disponivel em :http://www2.uol.com.br/guiamaua/servicos/ljardim_002.htm Acesso em 11/10/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário